sexta-feira, março 30, 2007

Hallo aus München!

Aqui estamos a dar notícias! Seria bem melhor serem as minhas alunas a "falar" mas a verdade é que lhes roubei o computador por um bocadinho, a Cátia, por exemplo, está aqui ao meu lado ansiosinha para que eu saia daqui... ;-)
Bem, já vimos muitas coisas, passeámos, ontem subimos à Torre do Alter Peter perto de Marienplatz, nada mais nada menos do que cerca de 300 degraus, mas valeu bem a pena porque a vista é linda e apesar de ter chovido muito antes, estava tempo claro e azul. Aliás, ontem foi o dia das torres, subimos 3: a do Estádio Olímpico, a do Rathaus no Marienplatz e, por fim, a do Alter Peter, As duas primeiras foram de elevador, se não não havia folego* que aguentasse... E agora vamo-nos porque de seguida, vamos visitar as Pinakotheken e Munique aguarda-nos...

*
não sei onde fica o acento circunflexo neste teclado

quarta-feira, março 28, 2007

Pelo sonho é que... já fomos!!!

Tudo vale a pena

E agora que falta tão pouquinho para partir, não consigo deixar de pensar em como conseguimos chegar até aqui. Na verdade, embarcar nesta aventura requer perseverança, disciplina, espírito lutador e muito empenho e trabalho. Acima de tudo, estão comigo também todos os que nos ajudaram, a vós, minhas alunas, os pais, em primeiro lugar, e depois toda a comunidade escolar que nos foi acolhendo: a paciência da D. Áurea, fiel guardiã dos nossos bolos, a D. Lídia a braços com as contas e sempre disponível, os professores que nos compraram as rifas e comeram os bolinhos, o Conselho Executivo que sempre acolheu e apoiou a iniciativa. É certo que houve momentos de desânimo, de saturação, de muito cansaço, mas estou convicta de duas coisas que nos/vos deverão servir de bússola para experiências futuras: que sozinhos nada conseguimos e que devemos estar sempre gratos a quem nos acarinha e dá a mão para os nossos sonhos passem a ser realidade. Se valeu a pena? Tudo vale a pena se a alma não é pequena, dizia Fernando Pessoa e não podia estar mais certo.

Os dez mais

Sou bulímica no que respeita a livros. Enfim, não será propriamente uma grande virtude, mas, na verdade, dificilmente resisto a um bom livro... Foi o que me aconteceu um destes dias, quando me deparei com mais este guia de viagem. Não resisti e é assim que ele nos vai acompanhar na aventura. Depois, já tranquilamente em casa, pensei que também nós poderíamos eleger os nossos dez mais em Munique, e, neste top 10, podemos incluir não só monumentos e museus mas também experiências. Portanto, aqui lanço o desafio!

foto: minha

terça-feira, março 27, 2007

faltam nove horas e meia
muito nice...
até para a semana

1 DIA !

E' AMANHÃ !! *

POIS E' AGORA E' QUE ESTAMOS MAIS ANSIOSAS QUE NUNCA ! ^^

NEM VOU DORMIR ESTA NOITE ;$

MUNIQUEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE @

~ BEIJINHO * m u a h

@

SIIIMMMMMM**

AMANHÃ AMANHÃ AMANHÃ AMANHÃ AMANHÃ!!


YUUPIIIII :D



MUNIQUEEE <3

segunda-feira, março 26, 2007

remédinhos!!!

olá!!! tá mesmo, mesmo quase... mas sabem uma coisa.... tenho um sizo a nascer e obviamente estou com dores... mas não há nada que uma anti-inflamatório não resolva.. comigo levo uma farmacia: anti-inflamatório; comprimidos para dormir no airplane, acho k nao vou precisar, é uma viagem curta mas se alguem estiver muito nervoso já sabe, os comprimidos são muito fracos; bomba da asma; anti-histamínico para as minhas alergias e um ben-u-ron-zinho caso surja alguma pontinha de febre.. tudo doses muito reduzidas.. enfim, tem de se ir prevenido..

Na estante

por pouco tempo...
foto: minha

Planos

E Sábado, onde é que vamos?
Aqui!
Nada mais, nada menos do que
ao maior Estúdio de Cinema da Europa.
E sim, vamos ter uma experiência nova
e ainda assistir ao espectáculo com duplos.
Claro que uma visita guiada ao estúdio não pode faltar...
Já está tudo resolvido e reservado.
A setora não dorme!!!!!!!!!! ;-)

Sobre o Estúdio de Cinema Bavaria em Inglês

E' VERDADE

Sim e' verdade...depois de amanha lá vamos pa MUNIQUE!




BEIJINHO PA TODAS!***

domingo, março 25, 2007

Novidades

Depois da Joana ter falado no Estádio Allianz Arena, que nós vamos ver ao longe quando formos de comboio do aeroporto para o centro de Munique, fui indagar... Aqui está uma proposta de excursão, mas como o nosso programa já está tão ocupado não sei se vamos conseguir...
E ainda outra coisa, tal como me tinham informado por mail e vos tinha dito, há novas tarifas para o tour pela cidade e um mais interessante. Ao que parece este final de mês de Março é um mês de reformulação de passeios e preços e em Abril, também já sabem, as tarifas dos transportes públicos aumentam.
À semelhança de outras cidades da Europa, neste passeio podemos entrar e sair do autocarro quando quisermos e o bilhete é válido para o dia inteiro. Por exemplo, se quisermos parar no Estádio Olímpico, podemos fazê-lo. Subimos à torre olímpica, tiramos umas fotos e a seguir apanhamos o próximo autocarro. Que me dizem? É muito aliciante, porque ficamos com uma perspectiva bem mais completa da cidade. Mais informações aqui.

allianz arena.... uma incógnita

professora leonor, estive aqui a pesquisar sobre munique e lembrei-me do estádio allianz arena. acha que é possivel visita-lo? agora com esta vitória de sabado frente aos belgas, aguçou-me o apetite para o futebol!!!

sábado, março 24, 2007

~ CONTAGEM DECRESCENTE !

BEM MENINAS AGORA E' QUE E' !

JA' VIRAM BEM QUANTO TEMPO FALTA ? TÃO POUQUINHO !

AGORA VAI PASSAR NUM INSTANTE ;$

VAI SER UMA VIAGEM INESQUECI'VEL PARA TODAS NO'S !

4 DIAS !! *

PALAVRA-CHAVE ? >> ANSIEDADE !

~ BEIJINHO @ KÜSS

Die Zeit vergeht*

die zeit vergeht
lustig*
luslustigtig
lusluslustigtigtig
luslusluslustigtigtigtig
lusluslusluslustigtigtigtigtig
luslusluslusluslustigtigtigtigtigtig
lusluslusluslusluslustigtigtigtigtigtigtig
luslusluslusluslusluslustigtigtigtigtigtigtigtig

Ernst Jandl


* o tempo passa
* divertido, engraçado

Ernst Jandl é um dos nomes emblemáticos da poesia concreta de expressão alemã. Austríaco, nasceu em 1925 e morreu em 2000 em Viena, deixando-nos uma obra ímpar, provocando alguma estranheza. Está entre os meus preferidos. Gosto da sua aparente simplicidade, do jogo e do som das palavras. Escolhi este poema, exactamente por falar do tempo que passa, esse tempo que nós estamos agora a contar, minuto a minuto. Se lerem alto o poema e em lustig acentuarem o -ig final como se fosse -ik, vão ouvir o som desse tempo que contamos, como se de um relógio se tratasse. Experimentem lá. Estão a ouvir? Não? Experimentem outra vez. Die Zeit vergeht...


Sobre Ernst Jandl em Alemão
Sobre
Ernst Jandl em Inglês

sexta-feira, março 23, 2007

E o grandioso Cabaz de Livros...

(suspense)

(rufar de tambores)

... foi para a professora Sofia Bernardes!!!!!!!!!!


Assim terminou a última das nossas iniciativas. O sorteio foi feito hoje pelo meio-dia. Coube à Ana Margarida tirar a rifinha da sorte e a mim a tarefa de dar a notícia à professora Sofia, a quem eu própria tinha vendido a rifa. Admitamos que os meus colegas já não me podiam ver com rifas e bolos sempre à perna e, nesse mesmo dia, a professora Sofia foi praticamente empurrada a comprar a rifa. Em tom de brincadeira eu disse que tinha também de cultivar o espírito, mente sã em corpo são, já lá diziam os antigos, e isto, para quem não sabe, porque a professora Sofia Bernardes é professora de Educação Física. Os professores riram-se, ela e o professor Crispim, também atingido por esta minha febre das rifas, e argumentaram que nunca lhes saía nada. Não me dei por achada e vá de lhe vender a rifa. Foi, pois, com grande alegria que lhe entreguei o cabaz hoje. Foi pena não termos máquina fotográfica à mão para registar o instante, mas as professoras Amélia Rodrigues, Rosa Monteiro e Ana Silva de Português guardaram o momento na memória e, aqui para nós que ninguém nos ouve, ainda deitaram um olhito de cobiça aos livrinhos todos embaladinhos e cheios de laçarotes. O que é certo é que professora Sofia vai ter muito para ler na interrupção de Páscoa e até nas férias grandes... Ao que parece, nada como refilar muito para comprar as rifas. Já no Cabaz dos Reis e, segundo conta a Catarina, o feliz contemplado também se tinha mostrado algo renitente. Portanto, aqui fica um recado para a professora Lúcia Carvalho, que tanto gostaria de ter levado os livros para casa e que terá sido a minha melhor cliente das folhinhas rosa. Para a próxima, quando comprar rifas, refile muito. Pelos vistos, dá muita sorte. A professora Sofia que o diga, embora nós saibamos que estava a brincar e que foi com boa-vontade que nos ajudou. A professora Sofia e todos os outros. Obrigada por isso.

5 DIAS*

Acho que so' agora tenho plena noção de que a partida está próxima...

Agora até quarta e' so' um pulinho e quabdo dermos por no's, já estamos a levantar voo!!:)

Eu nem vos digo como têm sido estes nossos últimos dias...uma ansiedade daquelas!!

BEM........5 DIAS MENINAS!!:D



beijinhos*

quinta-feira, março 22, 2007

Pela janela

Só para aguçar o apetite...

foto: minha

muita ansiedade!!!!!!

bem, e já so faltam 6 diazinhos que vão passar a correr!!! vai ser muito giro e interessante!!! quem quiser postalinho e só pedir, mandamos daquele castelo lindo que vamos ver, de fazer inveja a qualquer um... e, para completar, eu e a professora leonor vamos ter uma visita guiada ao cockpit do avião que nos vai levar a munique.. para quem não sabe esta visitinha vai valer a professora leonor um 20 na minha nota de final de ano!!! acho que ela também ainda não sabe!!! bom, brincadeiras à parte, fiquem à espera de mais novidades do neuschwanstein, oberammergau, marienplatz que faremos os possíveis para vos deixar ao corrente da situação! quanto mais não seja quando voltarmos da deutschland!!
tschüss

Paradeiro

E sabem onde vamos estar no primeiro dia de Abril?
Espreitem aqui e digam lá se não vale a pena. O Palácio Neuschwanstein é um dos mais conhecidos e afamados pelo mundo inteiro, não sem razão, claro, e pode ser uma das novas Sete Maravilhas do Mundo. Quando voltarmos já teremos uma opinião mais fundamentada sobre este imponente palácio e, quem sabe, até votar nele. Uma coisa é certa, fotos não vão faltar! Mas já agora, olhem, com atenção. Não vos faz lembrar nada? De certeza? É que o Palácio da Pena, em Sintra, foi inspirado no Neuschwanstein...

quarta-feira, março 21, 2007

Contas à moda do Porto

...ou será à alemã?
Nada como conferir in loco mas na Alemanha, se formos a um restaurante, é muito fácil pagarmos em separado. Zusammen oder getrennt? será a pergunta depois de pedirmos a conta Die Rechnung, bitte! já sabem. Cada terra com seu uso, é um facto, e este permite-nos que não andemos com cêntimos e moedas de euro para cá e para lá. Já viram que facilidade?

terça-feira, março 20, 2007

Agora...

é que está quase, quase, quase ;-)

domingo, março 18, 2007

Donnerwetter!*

A Primavera está quase a chegar mas, quando agorinha fui dar uma espreitadela à previsão do tempo para Munique, deparei-me com NEVE! Espreitem lá aqui. A Alemanha está a ser atravessada por uma frente fria. Ao que parece, quando chegarmos, a neve já partiu mas prevêem-se cinco graus de temperatura máxima para o dia da chegada. Portanto, nada de guardar os agasalhos de Inverno, as luvas e os cachecóis e os casacos. Ao que parece vão ser bem precisos... ;-)


* Maldito tempo!

SIM SIM SIM

ACREDITEM MENINAS SO' FALTAM 10 DIAS!!


VAI SER LINDOOO!

SO' PANDAM! HEHE



BEIJINHOZ*

@

sábado, março 17, 2007

Würstl mit Breze

Quando formos aqui almoçar ou jantar para vermos um dos ambientes mais típicos de Munique, mesmo que seja muito turístico, é quase obrigatório provar as tão típicas salsichas. Existem muitas variedades. As mais típicas de Munique são as Weisswürste. Mas não digo mais para não estragar a surpresa. Eu não dispenso uma Breze ou Brezel a acompanhar e mostarda, claro... Nham, nham ou lecker!, como dizem os alemães. A gastronomia é também uma forma de conhecermos os povos.
Estão prontas para esta experiência nova?

Glossário para quem não fala alemão:
*Speisenkarte = ementa ou menu

sexta-feira, março 16, 2007

YUPIIIII ... 12 DIAS !

MENINAS FALTAM SO' 12 DIAS !

AIII QUE FALTA TÃO POUCO ... ;D

~ BEIJINHO @

*

quinta-feira, março 15, 2007

quarta-feira, março 14, 2007

Wo ein Wille ist...

Se tudo correr como esperamos, de hoje a duas semanas, estaremos já instaladas no nosso hotel e já teremos dado uma volta por Munique para nos ambientarmos. Está mesmo mesmo quase. Já viram como o tempo passou tão rápido? De Outubro aqui foi um saltinho. Certo é que já fizemos muitos bolinhos, vendemos rifas para o Cabaz dos Reis, vendemos marcadores, fizemos scones no Dia da Escola e agora só falta mesmo o Cabaz dos Livros… E claro que a escola e o estudo não ficaram esquecidos. Ufa, tanto trabalho! Sem ele nada se faz e é também com esta dedicação que vamos poder usufruir melhor desta nossa viagem. Tudo vale a pena! E como dizem os alemães Wo ein Wille ist, da ist auch ein Weg.*
* Quando existe vontade, existe sempre um caminho./ Querer é poder.

ANSIEDADE...

14 GLORIOSOS DIAS ATÉ MUNIQUE!!

IUPIII

:D


beijinhos pra todas*

@

terça-feira, março 13, 2007

quinta-feira, março 08, 2007

AI AI QUE ESTA' QUASE!

Bem meninas esta' mesmo quase quase!!

Estamos todas com uma vontade de levantarmos voo e pôrmo-nos daqui para fora...ui ui


JA' SO' FALTAM 19 DIAS MINHAS QERIDAS!!

UPA UPA :D


BEIJINHOS PRA TODAS**

MUNIQUE...AÍ VAMOS NÓS!!*

20 dias apenas

Olá bloggers!

Sim, sou eu. A chata que quase todos os dias se dirije ao quadro da sala de aula simplesmente para anotar e relembrar quantos dias faltam para irmos todas a caminho da Alemanha e, quando não me recordo tenho sempre um grande ‘memorando’ que me ajuda a recordar novamente do grande evento, por exemplo: a Joana Ferreira ou a Cristina, por vezes a Joana Pinto ou a Cátia Monteiro, enfim, todas dão-me uma ajudinha, inclusive a ‘stora’. Já estavam a pensar que eu nunca postava ou que não queria saber disto…ah, enganaram-se! Aqui estou eu…a Balão :)

Todos os dias são inúmeras as vezes que penso como será a visita à Alemanha, vou pensando como será quando chegar ao aeroporto e despedir-me da minha mãe ou do meu pai… oh… das pessoas que cá ficam. Estou ansiosa por começar a preparar a bagagem (acho que vai ser difícil levar só 20 quilos de bagagem, da maneira como eu sou: uma inseparável dos meus bens…ai ai. Mas tenho que me organizar, senão…), tem que estar tudo organizadinho! Estou ansiosa por ouvir a chamada para o embarque, de me sentar, se possível, do lado da janela para não me sentir tão claustrofóbica (LoL) ou então perto da porta (LoL). Não…mas o mais entusiasmante e impaciente é assim que chegar lá poder começar a tirar fotografias, para um dia mais tarde relembrar-me da maravilhosa viagem que fiz e a qual nunca me esquecerei, porque acredito que esta viagem terá assim algo de peculiar. Bem, vou levar tantas pilhas para recarregar para a máquina digital, que até acho que vai ser o que vai ocupar mais espaço na mala… Não consigo parar de dizer que: ESTOU REALMENTE BASTANTE ANSIOSA!
Ah pois é, hoje já só faltam 20 dias!!

Deustchland: Hier komme ich!

Yuppie :)

Küsse für alle (beijos para todos)

Rita Balão

Contagem decrescente

08-03-07…
Faltam precisamente 20 dias para a grande viagem e só agora me apercebi que é realmente verdade!!!! Nunca mais vejo a hora de entrar no avião de partir à descoberta de um país completamente diferente do nosso.
Acho que vão ser uns dias espectaculares, a percorrer museus e outros tantos monumentos de renome em todo o mundo, e depois poder chegar a casa e mostrar aos pais uma foto do Palácio da Baviera, de um Kandinsky e de todos os outros lugares lindos que iremos conhecer, e nenhuma de nós se vai arrepender desta viagem e iremos sempre recordar todos os momentos.
No fim, quando chegarmos vamos falar durante horas e horas com pais, amigos, família até não poder mais, e contar pormenor a pormenor todas as nossas aventuras… porque vai ser de certeza INESQUECÍVEL!!!! :D
Inês Ribeiro

terça-feira, março 06, 2007

O SONHO APROXIMA-SE !

JA' SO' FALTAM 22 DIAS !

TA' QUASE MENINAS!!!!!!!

ALEMANHA AI' VAMOS NÓS *

BEIJINHO ~ KÜSS @

sexta-feira, março 02, 2007

Die deutsche Sprache

E como nem todas de nós sabem falar alemão, está na altura de começar a treinar umas palavrinhas.
Dizia Mark Twain num texto intitulado Die schreckliche deutsche Sprache*, entre outras coisas, que o inventor desta língua ter-se-á divertido muito a complicá-la, tal a dificuldade que Twain lhe encontrava.
O reconhecido escritor norte-americano nunca se conformou, por exemplo, que rapariga em alemão seja do género neutro, das Mädchen, e concluiu, nesse mesmo texto, um verdadeiro tratado sobra a língua alemã, que qualquer pessoa inteligente aprenderia inglês em trinta horas, francês em trinta dias e alemão somente em trinta anos! Maldizia os géneros das palavras, como vimos, e a intrincada estrutura frásica também não lhe escapou, as meninas de alemão sabem a que me refiro, mas partamos do princípio de que Mark Twain era um exagerado e aqueçamos as cordas vocais para começar a aula.
Os alemães são um povo educado na esfera pública, portanto há duas palavras obrigatórias: Danke, obrigado/ obrigada, e bitte, de nada ou se faz favor, dependendo do contexto. Portanto, sempre que alguém vos oferecer algo, trouxer algo numa loja, já sabem Danke, se eles agradecerem, dizem o quê? Bitte! Pois claro. E se quiserem pedir uma informação a primeira palavrinha ou a última terá de ser Bitte. Danke! Bitte! Danke! Bitte! Danke! Bitte! Danke! Bitte! Danke! Bitte! Acrescente-se que tanto bitte como danke podem ser acompanhados de schön ou sehr. Assim: Danke schön! Bitte schön! ou Danke sehr! Bitte sehr!
E claro que é importante, de bom-tom e bem educado saudar os outros quando com eles nos encontramos. Se for de manhã Guten Morgen! Ou Guten Tag! À noite Guten Abend! E quando nos despedimos para ir dormir Gute Nacht! Suponho que esta última não será muito utilizada, mas saber não ocupa lugar. Quando nos despedimos noutras situações é comum usar-se Auf Wiedersehen ou Tschüss, mais informal. Não se assustem com a pronúncia, o w lê-se v, o v pronuncia-se f, o s como z, o z como tz, e o e final é semelhante ao nosso a fechado. Atenção que o i ou ie pronuncia-se i. Esqueçam a pronúncia inglesa por uns tempos.
Mas não é tudo, é que Munique é a capital da Baviera e na Baviera fala-se uma alemão diferente, um dialecto incompreensível até para os outros alemães, imagine-se para nós portugueses… Regra geral, as pessoas cumprimentam-se com Grüss Gott! Logo, quando nos disserem Grüss Gott! respondemos com Grüss Gott!, evidentemente.
Agora vá, toca de ir praticar com os pais, os amigos, os colegas, os vizinhos, o cão e o gato, que a última coisa que queremos causar é má impressão perante os alemães. Tschüss!

*A Horrível Língua Alemã

Para ler o texto de Mark Twain em inglês clique aqui,
se preferir o alemão
aqui.

Pontualidade germânica

Quando se fala de pontualidade regra geral, socorremo-nos à pontualidade britânica como o paradigma, o modelo, a antítese de tudo aquilo que o português não é: pontual. A minha experiência diz-me que não apenas os ingleses são pontuais mas que os alemães são de uma pontualidade sem mácula. Assim sendo, se um encontro, por exemplo, for marcado para as três horas, cinco minutos antes já estarão no lugar combinado, olhando para um lado e para o outro, esperando ansiosamente. É que três horas são três horas, não três e um quarto ou três e meia como cá.
Na verdade, as horas na Alemanha são para ser respeitadas impreterivelmente e não é visto com bons olhos ou tido como educado qualquer atraso. Agrada-me esta característica dos alemães, não só por mostrar respeito pelos demais, fazer-se esperar é uma exibição desnecessária de um ego desmedido ou uma gestão deficiente do seu tempo, mas também porque tudo funciona nos eixos. Assim, vai ser possível determinar que comboio apanharemos do aeroporto para a cidade, sem stress, ou que metro apanhamos para ver um qualquer museu. Aqui fica a informação, meninas, nada de atrasos, já sabem!

foto: Frauenkirche, Munique
(minha)